sábado, 11 de setembro de 2010

Leis e Regras

Tenho tanta vontade de postar tantas coisas, mas ando sem tempo, definitivamente sem tempo.

Durante esta semana várias coisas me ocorreram, cada vez mais me impressiono. Quero ter o tal do olhar incondicional que dá nome ao meu humilde blog, mas como é difícil. Tenho tido vários "choques de realidade", como diria alguém da TV.
Estive pensando sobre regras e como elas são facilmente quebradas. As pessoas adoram dizer que regras foram feitas justamente para serem quebradas e infelizemente elas realmente foram. Quando penso em regras, logo lembro de Romanos 7, não dá pra não lembrar: "Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado."
Não quero hoje falar sobre o texto acima, mas sempre perco o foco e acabo misturando as coisas nos meus textos (nas minhas conversas tambem, talvez seja por isso...). Mas retomando, quero dizer que sempre tem alguém "fora da lei", mas afinal, quem não está fora da lei hoje em dia???! Para todas as ações existe um porém, se fizer "assim" é errrado, mas se fizer "assado" é certo, quem somos nós pra dizer se o que está certo é o "assado" ou o "assim", ninguém sabe! A tendência natural é que as regras e leis sempre aumentem, no mínimo se modifiquem pra que o maior número de pessoas possível não esteja dentro dos padrões que elas prevem, consequentemente o número de pessoas "erradas", com a vida torta - segundo as leis em geral - sempre aumenta, mas será que estes estarão realmente fora da lei?

Nesta semana tivemos o desfile cívico e a nossa Banda tocou, ficando inclusive ao lado do palanque de onde o volume sonoro era muito alto, não sei muito de decibéis, então não faço ideia em quantos deles estava o som. Na frente de onde estava a Banda, ironicamente existia uma plaquinha nos mirando que dizia " Poluição Sonora é Contravenção". Naquele momento tinhamos autorização concedida pelo poder municipal para estarmos ali, tanto é que o prefeito e outros representntes aupladiam a barulheira toda. Então? Estavámos quebrando a regra prevista na Lei Nº "xxxxx.xx" (não faço ideia de qual seja o número) mas na real não estávamos fazendo nada de errado. Talvez escrevendo isso, alguns achem que eu sou a favor de poluição sonora, mas não, é só pra elucidar. Assim como neste exemplo, tudo que fizemos em nossa vida tem suas regras, sejam formais ou informais, o que quero dizer com tudo isso é que ninguém é alguém com poder para dizer o que está certo ou errado.

"Qualquer idiota pode fazer uma regra e qualquer idiota a seguirá."


(Henry Thoreau)

2 comentários:

  1. Olá;
    Sou mais um condicional, mas testifico que existi uma só regra justa e fiel. dificil é aceitar -mos a sua retidão parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Bom pensamento Keila! E digo mais: bom e oportuno.

    Eu também comecei a pensar nesse modo. Hoje concluo que regras e leis devem existir para o bem das pessoas. Quando, porém, elas são canducadas pelo tempo - já que as coisas mudam, o contexto muda, as pessoas mudam, e não há como fugir disso - não há por que não serem revistas e mudadas.

    Abraços, Keila!

    ResponderExcluir